Para você que tem o desejo de se tornar um programador estudando sozinho e está se sentindo meio perdido e não sabe por onde e como começar, quero que saiba que meu desejo é te ajudar. Neste post estarei dando início à uma séria de postagens com dicas e orientações para que você consiga aprender a programar sozinho. Quero que saiba que estarei ensinando da forma que eu mesmo aprendi há mais ou menos 9 anos atrás, bastando apenas doses de esforço, dedicação e paciência, além é claro de uma pitada de paixão pela área de TI.
Antes de tudo é necessário que você já tenha conhecimentos, no mínimo básicos, sobre arquitetura e organização de computadores, que visa entender o que é um computador, suas partes e como ele funciona. Existem vários materiais na internet, principalmente no YouTube, que abordam sobre o conteúdo.
Vamos lá, a primeira coisa que você deve saber é que hoje existem milhares de linguagens de programação e que elas foram desenvolvidas tendo como base um princípio: a Lógica de Programação. Portanto, se você a dominar saiba que estará apto a aprender qualquer linguagem de programação sem muitas complicações, sejam elas quais forem.
Já vi diversas discussões em fóruns, artigos e comentários pela internet a fora sobre como se deve aprender a programar, se direto através de uma linguagem de programação de alto nível (Javascript, C# ou PHP, por exemplo) ou através de uma linguagem que chamamos de português estruturado ou Portugol, sendo este último a forma que eu escolhi e que pra mim funcionou muito bem. Se funcionou pra mim, acredito que funcionará para você também.
Importante: não quero abrir aqui uma discussão sobre qual forma é a melhor de se aprender. Depende apenas de você, o que você achar que vai funcionar melhor para você. Neste blog e nos meus outros canais estarei ensinando da forma como aprendi, onde EU hoje consigo aprender qualquer linguagem de programação sem muitos esforços e a resolver problemas envolvendo a lógica.
Mas Douglas, espera um pouco, você está me dizendo que eu posso aprender a programar utilizando direto uma linguagem de programação ou por meio de algo que é chamado de português estruturado? Sim. Isso mesmo.
Apesar de perfeitamente possível, aprender a programar direto com uma linguagem de programação, como Javascript, é a necessidade de se preocupar, além de ter que pensar de forma lógica e estruturada, em ter que configurar ambientes de desenvolvimento e além disso já ter que pensar na sintaxe (maneira de se escrever) daquela linguagem. São pequenos passos a mais que, na minha opinião, podem criar vícios com a linguagem e tirar um pouco o foco do principal, que é aprender a pensar de forma lógica, sequencial e conhecendo as estruturas básicas de forma simples e que podem ser aplicadas em qualquer linguagem.
Não há problemas em começar direto com uma linguagem, mas a metodologia que eu vou adotar é a metodologia que eu aprendi e que deu certo pra mim: Lógica com Portugol. Se você está comigo nesse pensamento fique por dentro das novidades nos próximos posts.
Um grande abraço futuro programador.
0 Comentários