Para começar no mundo da programação precisamos saber o que significa essa tal de lógica de programação, não é verdade? Neste post meu objetivo é te introduzir aos componentes e o conceito por trás da lógica e como entende-los pode te ajudar a ter sucesso na forma de pensar na hora de dar instruções a um computador. Bora lá?!
Raciocínio Lógico
A lógica de programação gira em torno do raciocínio lógico que pode ser definido como:
sequência regular, coerente e necessária de eventos, de fatos ou coisas (Fonte: Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores).
Para fazer uso do raciocínio lógico é necessário dominar o pensar, saber pensar. Em complemento, uma explicação bastante interessante pode ser encontrada aqui. O raciocínio lógico é muito importante para nós profissionais da área de TI e que estamos envolvidos diretamente com a programação de computadores.
Algoritmo
Calma, não precisa se assustar com esse nome, apesar de parecer algo enigmático, algoritmo é algo tão comum na nossa vida cotidiana e que com certeza você faz uso dele de forma inconsciente, seja no trabalho ou mesmo em casa.
Mas como assim Douglas, eu não sei o que é algoritmo e muito menos o utilizo no meu dia-a-dia, pode me explicar melhor? Claro que posso! Para melhor exemplificar o conceito de algoritmo pense numa receita de bolo simples. Pensou? Ou se você não tem dotes culinários como eu, pense numa receita de miojo (duvido que nunca preparou um, rs). Uma receita de bolo ou de miojo nada mais são do que conjuntos de instruções para se resolver problemas (fazer um bolo ou preparar um miojo). Em receitas, é comum encontrarmos também dois padrões que mais para frente você terá contato constante no mundo computacional, são eles:
- Ingredientes (itens necessários para a execução da receita)
- Modo de Preparo (instruções que orientam na resolução de um problema – fazer um bolo)
Assim como numa receita existe a lista de ingredientes, na programação de computadores existe seu equivalente que é a lista de variáveis (não se preocupe em entender isso agora, só saiba que existe). Da mesma forma, o modo de preparo são os passos necessários para a criação de um bolo, que na computação é o equivalente às instruções lógicas e sequenciais de um programa, representados por funções e estrutura de dados. Vamos estudar cada um desses dois padrões com bastante detalhes nos próximos posts, não se preocupe.
Ahh, e para finalizar saiba que um algoritmo tem início e fim, ou seja, ele é finito. Sempre que você pegar uma receita de bolo para executar você seguirá os passos e sempre no final terá um bolo. Se você repetir a execução, terá outro bolo. Legal né? Vamos ver um exemplo de um algoritmo que nos instrui a resolver um problema comum e cotidiano (tomar banho):
INÍCIO
Lista de Itens Necessários (Ingredientes) / Lista de Variáveis (Computação)
- Suporte de Toalha
- Sabonete
- Bucha
- Chuveiro
- Shampoo
- Toalha
Instruções de Como Tomar Banho (Receita) / Instruções Para o Computador (Computação)
- Pegar a toalha
- Entrar no banheiro
- Pendurar a toalha no suporte de toalha
- Tirar a roupa
- Se o banheiro tiver box ENTÃO abrir a porta do box
- Entrar na área de banho
- Ligar o chuveiro
- Pegar a bucha
- Pegar o sabonete
- Se ensaboar
- Se enxaguar
- Pegar o shampoo
- Aplicar no cabelo
- Guardar o shampoo
- Massagear a cabeça com as mãos até fazer espuma
- Enxaguar o cabelo
- Desligar o chuveiro
- Se o banheiro tiver box ENTÃO abrir a porta do box
- Pegar a toalha
- Se enxugar
- Se enrolar na toalha
- Sair do banheiro
FIM
Repare nesse algoritmo que temos uma sequência bem definida e estruturada, demostrando passo a passo como deve ser a execução de um banho. Repare também que temos um início e um fim, como falei antes. Sempre que você pegar esse algoritmo e segui-lo você tomará um belo banho, que maneiro, né!
Você deve ter notado também que existem algumas condições nesse algoritmo (SE, ENTÃO) e ainda não falamos disso. Calma, eu fiz de propósito, é para dar um pouco mais de emoção e deixar você na curiosidade pelo que vem pela frente.
Na programação de computadores criamos algoritmos semelhantemente como o que você acabou de ver. Para um computador entender o que ele precisa fazer, é preciso que você o instrua passo-a-passo e da forma como ele entende (Ex: linguagem de programação), e no nosso caso vamos iniciar dando instruções ao computador com o Portugol. (Maneiro!!)
Lógica de Programação
Agora que você já sabe o que é raciocínio lógico e algoritmo fica fácil entender o que é lógica de programação: “é a técnica de desenvolver algoritmos (sequências lógicas) para atingir determinados objetivos dentro de certas regras baseadas na Lógica matemática e em outras teorias básicas da Ciência da Computação e que depois são adaptados para a Linguagem de Programação utilizada pelo programador para construir seu software“.
Perfeito, dado toda minha explicação sobre raciocínio lógico e algoritmo, agora fomos capazes de pegar o conceito de lógica de programação no Wikipedia e entendê-lo facilmente, não é verdade?!
Espero que tenha gostado deste post e gostaria de deixar um exercício bem simples para você. Escreva seu primeiro algoritmo, bem simples mesmo, contendo uma pequena lista de itens necessários (variáveis) e o modo de escovar dentes (instruções) e deixe aqui nos comentário que eu irei corrigir e te dar o feedback, bacana?! Então vamos praticar, programador?
Um grande abraço!
Muchos Gracias for your blog. Much thanks again. Awesome. Jessika Shay Mervin
Gostei muito da explicação. Bem suave e tranquila.
Parabéns pelo post.
Olá Ricardo, que bom que gostou.
Um abraço.
Oiiii, não sei se ainda vale, mas vou mandar aqui minha sequência para escovar os dentes.
ITENS (Variáveis)
Escova de dentes
Pasta de dentes
Fio dental
Torneira
Água
INSTRUÇÕES
1. Pegar o fio dental;
2. Passar o fio dental em todos os dentes;
3. Abrir a torneira;
4. Pegar um pouco de água;
5. Bochechar a boca com água;
6. Cuspir a água;
7. Fechar torneira;
8. Pegar a escova de dentes;
9. Pegar a pasta de dentes;
10. Colocar a pasta de dentes na escova de dentes;
11. Levar a escova de dentes para a boca;
12. Escovar todos os dentes;
13. Cuspir a pasta de dentes;
14. Abrir torneira;
15. Pegar água;
16. Levar a água na boca e bochechar;
17. Cuspir a água;
18. Lavar a escova de dentes;
19. Fechar torneira;
20. FIM.
Muito legal seu algoritmo, Lilian!
Parabéns e obrigado por compartilhar conosco.