fbpx

Olá amigos e amigas, como estão? Espero que bem e empolgados para aprender cada dia mais!

No post de hoje quero te apresentar a esse velho novo idioma, conhecido também como português estruturado ou pseudocódigo e é muito (ou deveria ser) utilizado na hora de se aprender a programar.

O que é pseudocódigo?

Nada mais é do que uma forma geral de se representar um algoritmo sem a necessidade de formalidades e regras presentes em uma linguagem de programação. Tem por objetivo ser simples e claro, possibilitando o entendimento por qualquer pessoa interessada em aprender programação.

E o que é Portugol, então?

Portugol é um pseudocódigo, uma representação textual usada para se estudar programação e, como uma representação textual, tem como característica principal o regionalismo, pelo fato dos códigos serem expressos no idioma oficial do país, no nosso caso o português do Brasil.

É por isso que você hora vai escutar o termo Portugol e outra hora você vai escutar Português Estruturado, lembre-se que os termos se referem à mesma coisa, combinado?

Qual é o objetivo do Portugol?

Agora que você já sabe o que é Portugol é preciso que você entenda o seu principal objetivo e o motivo pelo qual eu o escolhi e que aconselho a todos na hora de se aprender a programar, principalmente sozinho.

Pelo simples fato de ser expressado no idioma que nós estamos acostumados já é uma característica muito importante, porém a maior preocupação do Portugol é que pelo fato de não se tratar de uma linguagem de programação oficial, você não precisa se preocupar com rigores técnicos e bem estruturados de uma linguagem de programação.

Com isso, o Portugol te garante rapidez na hora de escrever seus primeiros projetos de programas de computador sem que você tenha que se preocupar com as partes técnicas, com a sintaxe e toda estrutura e formalidade de cada uma das linguagens de programação existentes, te possibilitando, assim, uma melhor compreensão da lógica de programação. Outro benefício notável é que após você compreender toda a lógica, é possível pegar todos esses códigos em Portugol e traduzi-los para uma linguagem de programação oficial!

Então é isso, espero que tenha gostado e esteja empolgado pelos próximos posts, onde estaremos entrando mais a fundo no aprendizado sobre lógica de programação e dando início ao conteúdo mais prático. Até lá!

Sobre o Autor

Douglas Motta
Douglas Motta

Desenvolvedor de aplicações móveis nativas para a plataforma Android e graduado em Sistemas de Informção pela PUC MG

2 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.