Olá aprendiz, como vão as coisas? Hoje vamos aprender sobre o conceito mais básico e essencial para todo iniciante de programação: Tipos de Dados e Variáveis. Então vamos lá!
Tipos de Dados
Podemos dizer que dados são a matéria prima principal de um computador e entender como eles funcionam e saber manipula-los através de algoritmos computacionais é parte essencial na vida de um desenvolvedor de software. Por isso a importância de dedicarmos um tempo logo no início do aprendizado para entender tipos de dados e variáveis, pois daqui em diante o que mais iremos fazer é escrever algoritmos que fazem uso dos dados e dos seus tipos.
Em computação usamos os tipos de dados para armazenar valores de variados tipos, cujos os mais básicos são: palavras, números (inteiros e decimais), caractere e lógico (verdadeiro/falso). Esses tipos também são conhecidos como tipos primitivos de dados.
Variáveis
Na computação, tipos de dados e variáveis andam lado a lado e é por isso que estudamos essas duas coisas em conjunto.
De uma forma simples, variáveis são espaços reservados na memória de um computador que armazenam determinados tipos de dados (como os mencionados anteriormente). E é justamente você (futuro programador), no ofício da sua função, que ficará responsável por definir as variáveis e seus tipos no desenvolvimento de softwares computacionais.
Subindo um pouco o nível da conversa, pense em uma variável como sendo uma caixa onde você pode guardar um pertence de um tipo por vez. Com isso, se você decide que essa caixa vai guardar apenas sapatos, então você acabou de definir uma variável (espaço para guardar coisas) de um determinado tipo (sapato). Respeitando essa regra básica, você pode guardar, por vez, diversos tipos de sapatos dentro desta caixa, podendo sempre guardar sapatos diferentes no decorrer do tempo (por isso o nome variável… TCHAN). Mas lembre-se: nunca se esqueça que na caixa só pode ir um um sapato de cada vez.
Importante
Para fechar o entendimento, é necessário que você dê um nome para identificar sua caixa, pois dentro de um cômodo grande (memória), vão existir várias caixas que guardam outros tipos de pertences, e se você não organizar essas caixas colocando uma etiqueta de identificação em cada uma delas, será impossível você encontrar um pertence quando necessário.
No mundo computacional, um espaço físico na memória é referenciado pelo seu endereço lógico que não e muito legível para nós. Por este motivo, cada linguagem de programação define sua própria regra de definição de variável, incluindo um nome, o tipo e o valor associado à ela.
Ex:
var idade : inteiro // nome : tipo
idade -> 10 // nome -> valor desse tipo
Então é isso, espero que eu tenha conseguido passar para você o conceito de tipos de dados e variáveis. Fique à vontade para deixar sua dúvida ou sugestão! Até a próxima.
Bom dia Doglas! Muito bom os seus ensinamentos.
Valeu!