A plataforma Android vem evoluindo muito rápido e de forma muito significativa. Nos últimos anos o Google esteve atento aos anseios da comunidade de desenvolvedores, principalmente acerca de temas recorrentes como “arquitetura” e “boas práticas”.
No Google IO de 2018 o Google anunciou o Android Jetpack, um conjunto de bibliotecas, ferramentas e orientações para tornar o nosso desenvolvimento mais acelerado, focando no que realmente importa: criação de Apps de alta qualidade.

Dito isso, hoje vamos focar em uma biblioteca bastante utilizada no mundo do robozinho verde e que facilita muito a nossa vida na hora de manipular componentes de UI (Button, TextView, EditText, ..,): Android Data Binding.
O Android Data Binding é uma biblioteca de suporte, que faz parte do Jetpack, que nos permite fazer ligações de componentes de UI nos layouts XML diretamente com código fonte Kotlin ou Java. Ou seja, é possível definir valores de atributos de componentes UI, no próprio layout XML, a partir do código fonte, de forma declarativa, substituindo a necessidade de escrever o tradicional código findViewById() nas Activities e Fragments para depois atribuir algum valor a eles programaticamente. Por exemplo:
// Encontra um TextView no layout XML val textViewName = findViewById<TextView>(R.id.sample_text) // Atibui um valor ao atribuito text do componente textViewName.text = viewModel.name
Esse trecho de código pode ser muito mais simples, ou melhor, ele nem precisa existir na Activity ou Fragment, com o uso da biblioteca do Data Binding:
// Componente TextView em um Layout XML
<TextView
android:text="@{viewmodel.name}" />
O Android Data Binding ajuda a prevenir memory leaks e null pointer exceptions, além de manter seu código muito mais simples e fácil de manter, desde que seja usado com sabedoria.
Se você quiser aprender mais sobre esta biblioteca na prática e desenvolvimento Android em geral, visite meu canal do YouTube.
Minha Playlist sobre Android Data Binding:
Então é isso, espero que tenha gostado. Te convido para se inscrever no meu canal do YouTube e se manter informado sobre novos conteúdos.
Você sabe o que é uma Activity e o seu ciclo de vida básico? Bora conhecer!
0 Comentários