fbpx
Logo CAMP

CursoS Android
Moderno e Profissional

Dê o próximo passo na sua carreira como dev Android

Dê o próximo passo na sua carreira agora

de R$ 1.249 por apenas

12x de R$ 39,62

ou R$ 397,00 à vista

Pagamento 100% seguro

Ambiente seguro e seus dados protegidos através da plataforma do nosso parceiro, considerada a maior e melhor plataforma de cursos online do Brasil.

7 dias de garantia

Você tem 7 dias de garantia para testar o curso e se você não ficar satisfeito, poderá pedir a devolução de 100% do seu dinheiro dentro desse prazo.

acesso imediato

Você receberá um e-mail com seus dados de acesso assim que o pagamento for processado para começar a dar o próximo passo na sua carreira.

O QUE É O CAMP?
CURSOS Android Moderno e Profissional

CAMP é a sigla para Cursos de Desenvolvimento Android Moderno e Profissional. É um combo de cursos e conteúdos, 100% online, com aulas gravadas, criado pelo Douglas Motta, com o objetivo de ajudar desenvolvedoras e desenvolvedores a darem o próximo passo em suas carreiras profissionais como dev Android.

Arquitetura de app Recomendada

Aprenda a criar um aplicativo utilizando a arquitetura de app recomendada pelo Android juntamente com a Clean Architecture e Repository Pattern.

ANDROID MODERNO


Utilize o que há de mais moderno no desenvolvimento de aplicações Android, com a linguagem Kotlin e tudo o que ela oferece de melhor, como as Corrotinas e Flow, e utilização de bibliotecas e componentes do Jetpack.

ANDROID PROFISSIONAL


Aprenda a desenvolver aplicativos de forma profissional, utilizando todos os macetes e conhecimentos que eu, e todo programador experiente, aplica nos projetos profissionais que atua ativamente no mercado de trabalho.

resumo dos conteúdos que serão abordados no curso com o projeto marvel api

quem é Douglas Motta

Douglas Motta

Android Software Engineer em Portugal, possui mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de software e nos últimos 8 anos têm dedicado sua carreira profissional atuando como desenvolvedor de aplicações para a plataforma do Android.

Criador de conteúdo nas mídias sociais, com maior foco no ensino através da plataforma do YouTube, onde possui mais de +6.000 inscritos e uma taxa média de mais de 99% de likes em todos os seus conteúdos gratuitos.

Com base nos depoimentos de seus seguidores, Douglas se destaca por ter uma didática diferenciada, conseguindo abordar os assuntos de forma clara, objetiva e paciente, resultado da sua paixão por compartilhar conteúdos que agregam valor na vida das pessoas

tecnologias que você vai aprender no curso

Kotlin

Kotlin

Você irá desenvolver aplicativos com a linguagem que ganhou o coração dos devs Android!

Detekt logo

detekt

Aprenda a utilizar uma ferramenta que vai garantir que o seu código não vai fugir da padronização de código definida com base nas guidelines da linguagem Kotlin.

Retrofit logo

retrofit + okhttp

Utilize a biblioteca mais famosa para fazer requisições HTTP a uma API Rest real + integração com o OkHttp para modificar requests/responses a seu favor.

Coroutines Logo

coroutines/flow

Comece a trabalhar com concorrência e fluxo de dados utilizando o que há de mais recente no Android sobre este tema.

paging3

Aprenda a implementar uma paginação com scroll infinito de dados no Android de forma eficiente com a biblioteca Paging do Jetpack.

Mockito logo

junit e mockito

Desenvolva testes unitários no Android utilizando o JUnit4 para rodar e gerenciar os testes e o Mockito para simular objetos quando necessário.

TESTE DE UI COM ESPRESSO

Aprenda a configurar a implementar testes de interface de usuário utilizando Espresso, MockWebServer e Dagger Hilt.

Bitrise logo

CONTINUOUS INTEGRATION (CI)

Saiba como configurar uma pipeline de verificação de código, testes e distribuição do apk para os beta testers utilizando um serviço de CI para garantir a qualidade do software e a velocidade na entrega.

Dagger HIlt

INJEÇÃO DE DEPENDÊNCIA COM DAGGER HILT

Aprenda a configurar e implementar a biblioteca Dagger Hilt para injeção de dependência.

Saiba se este curso é recomendado para você

O curso com o projeto da Marvel API foi desenvolvido pensando nos devs que já possuem algum conhecimento do Framework do Android e da linguagem Kotlin, tendo uma pegada mais intermediária/avançada e está focado mais em questões como arquiteturabibliotecas modernasqualidade de códigotestes e CI. Cursos que ensinam a fazer clones de aplicativos famosos, conceitos básicos do framework do Android e de layout há muitos bons no mercado.  Foi pensando nisso e com base em feedbacks de devs quem já me acompanham, é que decidi fazer um curso de nível mais avançado, com temas que são pertinentes às tecnologias/ferramentas que são utilizadas no mercado de trabalho e em aplicativos profissionais.

o que os alunos do camp estão dizendo sobre o curso

conheça os módulos do curso do projeto marvel api

Todo projeto Android deve iniciar com uma reunião do time de desenvolvimento para a definição da arquitetura, bibliotecas e ferramentas que serão utilizadas no projeto, garantindo assim que todo o time participe e fique por dentro do processo de tomada de decisão. Para que um projeto de software seja bem-sucedido a longo prazo, é preciso construir uma base sólida antes mesmo de implementar a primeira feature.

  • Aprenda quais são as decisões comuns que são tomadas no início de um projeto Android e como elas devem ser tomadas;
  • Introdução à arquitetura que será utilizada;
  • Fork do projeto base contendo as dependências do projeto;
  • Configurando uma ferramenta de análise estática de código;
  • Criação do módulo core;

Aprenda a implementar uma estrutura base de navegação que vai servir de base de navegação para toda a aplicação.

  • Aprenda a configurar o Componente de Navegação do Jetpack;
  • Configuração do container de navegação e do BottomNavigationView com múltiplas back-stacks;
  • Configuração da Toolbar e vinculação com o Componente de Navegação;

Você irá aprender os conceitos e os benefícios da injeção de dependência e aprender a utilizar uma biblioteca de DI que vai servir de base para toda a aplicação.

  • Aprenda a configurar a biblioteca Hilt para a injeção de dependência, que é a biblioteca recomendada e suportada pelo Google;
  • Conhecendo a API Rest real que iremos trabalhar (documentação, endpoints, responses, etc.);
  • Como armazenar uma chave de API de forma segura no projeto;
  • Mapeamento dos objetos JSON de response da API para classes de dados na aplicação;
  • Utilizando o OkHttp para interceptar requisições para adicionar a chave de API de forma automática para cada request;
  • Aprenda a estruturar um projeto utilizando os princípios SOLID visando a inversão de controle e a substituição de Liskov;

A camada de apresentação se refere ao pacote onde serão implementados todas as atividades e fragmentos da aplicação, separando essa camada das demais. Essa camada será conectada com as demais camadas pelos casos de uso da aplicação.

  • Utilizando o RecyclerView para exibição de personagens;
  • Como implementar um ViewHolder e um Adaptador para o RecyclerView;
  • ViewBinding como solução para binding de views;
  • Criação das interfaces dos repositórios e fontes de dados;
  • Movendo componentes voláteis e do framework do Android para dentro  do pacote “framework”.

Aprenda a implementar esse recurso que é muito comum em aplicações como Instagram, Facebook e YouTube. A biblioteca Paging3 do Jetpack fornece uma API completa para implementar paginação com scroll infinito.

  • Visão geral sobre a biblioteca Paging3;
  • Implementando um PagingSource;
  • Implementando os casos de uso da aplicação;
  • Implementando o ViewModel dos componentes de arquitetura e integrando com o Paging3;
  • Coroutines e Flow;
  • Estados iniciais de Loading, Sucesso e Erro com opção de retry;
  • Estados do “carregar mais” na listagem, de Loading, Sucesso e Erro com opção de retry;
  • Exibição e cache de imagens do servidor utilizando o Glide;
  • Estado de Loading com Shimmer Effect;

Aprenda a implementar testes unitários em projetos Android utilizando o JUnit e Mockito.

  • Introdução aos testes unitários;
  • Tipos de testes no Android;
  • Conhecendo as bibliotecas;
  • Testando as classes que não dependem do framework do Android.

Não publique seu aplicativo para seus clientes sem antes otimizar o pacote final do seu app (apk/aab) e fazer testes com a ofuscação de código habilitada. Você vai aprender a otimizar seu aplicativo e aplicar a redução de código, e além disso, irá aprender a identificar e resolver problemas relacionados com a ofuscação de código.

  • O que é otimização, redução e ofuscação de código;
  • Habilitando a ofuscação;
  • Tipos de build;
  • Criando uma chave de assinatura para o aplicativo de release;
  • Introdução à Integração Contínua (CI);
  • Configurando um serviço de CI;
  • Integrando o CI com o repositório central de código;
  • Validando o código a cada push e PR no repositório;
  • Publicação automática do apk gerado no Firebase Beta Testers, se a pipeline de CI retornar sucesso;

Neste módulo iremos aprender a criar testes de Interface de Usuário no Android utilizando o Espresso e bibliotecas como o MockWebServer para isolar a camada de rede.

  • Introdução aos testes de UI no Android;
  • Testes de UI com a API moderna de Fragmentos;
  • Conhecendo sobre o Idling Resource;
  • Conhecendo e configurando a biblioteca MockWebServer;
  • Configurando o Android Test Orchestrator;
  • Testando a paginação;
  • Integração com o Bitrise (CI).

Neste módulo iremos implementar uma feature completa: Tela de Detalhe de um Personagem. Ao implementar essa feature iremos aprender muita coisa relacionado ao desenvolvimento moderno no Android.

  • Conhecendo e implementando o recurso Nested Recycler View (recurso utilizado por grandes aplicativos: Netflix, Play Store, etc.);
  • Navegação com animação utilizando o SharedElementTransition;
  • Criando abstrações para reutilização de código (Glide);
  • Requisições em paralelo com Coroutines;
  • Implementando MUITOS testes unitários de ViewModel com LiveData e Coroutines (já com a versão >1.6.0).

Neste módulo iremos aprender a utilizar a biblioteca Room do Jetpack, aprendendo a integra-la em projetos Android e executando operações de conulta, inserção, atualização e remoção de dados na tabela.

  • Introdução ao Room;
  • Conhecendo o conceito de Entidade e implementçaão;
  • Conhecendo o conceito de DAO e implementação;
  • Implementado as fontes de dados par ao banco de dados;
  • Ações de favoritar/desfavoritar um personagem na tabela de favoritos;
  • Mapeamento de ações e estados de UI no ViewModel;
  • Implementando testes unitários para as ações de Favoritar/Desfavoritar;
  • SharedElementTransition;
  • Injetando thread de teste do coroutines nos testes unitários;
  • Implementando a tela de Favoritos;
  • Implementando uma solução genérica para adaptadores do RecyclerView
  • Exibindo todos os personagens da tabela de favoritos.

Neste módulo iremos conhecer e implementar o conceito de Offline First na tela de personagens. Vamos aprender a fazer cache local de dados da API utilizando a biblioteca Paging3 + Room, criando uma única fonte de verdade para a interface de usuário, permitindo que os usuários consigam interagir com o aplicativo mesmo sem uma conexão com a internet.

  • Introdução ao Offline First;
  • Casos de uso para o conceito de Offline First;
  • Criação das entidades do Room;
  • Entendendo as chaves remotas da biblioteca Paging;
  • Implementação do DAO para as chaves remotas e para o personagem;
  • Entendendo e implementando o RemoteMediator (classe responsável por obter dados do servidor e salva-los no cache local);
  • Tratando o estado inicial de loading, erro e retry;
  • Exibindo a lista de personagens mesmo sem uma conexão com a internet.

Neste módulo iremos conhecer e implementar o Preferences DataStore para armazenamento de dados numa estrutura de pares chave-valor.

Vamos aprender a utilizar este componente do Jetpack implementando uma funcionalidade nova, a de ordenação e pesquisa de personagens. Iremos aprender a implementar uma BottomSheetDialogFragment e integra-la com o componente de navegação.

  • Introdução ao Preferences DataStore;
  • Options Menu com Fragmento;
  • Implementação e estilização do component Chip/ChipGroup do material design;
  • Implementação da API do Preferences DataStore com arquitetura limpa;
  • Passando dados para o fragmento anterior usando o componente de navegação;
  • Conhecendo e implementando o componente SearchView em fragmentos;
  • Implementação da busca de personagens.

quais cursos/conteúdos estão incluídos no android moderno e profissional?

Até o momento estão disponível dois cursos dentro do Android Moderno e Profissional, o Curso Kotlin em Ação: aprenda a sintaxe da linguagem e o Curso Projeto Marvel API. Está em desenvolvmento o Curso Projeto Chat com Websocket e ele será incluído dentro do Android Moderno e Profissional e você terá acesso a todo o conteúdo sem precisar pagar nada mais por isso.

 

Dê o próximo passo na sua carreira agora

de R$ 1.249 por apenas

12x de R$ 39,62

ou R$ 397,00 à vista

Pagamento 100% seguro

Ambiente seguro e seus dados protegidos através da plataforma do nosso parceiro, considerada a maior e melhor plataforma de cursos online do Brasil.

7 dias de garantia

Você tem 7 dias de garantia para testar o curso e se você não ficar satisfeito, poderá pedir a devolução de 100% do seu dinheiro dentro desse prazo.

acesso imediato

Você receberá um e-mail com seus dados de acesso assim que o pagamento for processado para começar a estudar.

Dúvidas frequentes

O curso foi projetado para devs que já possuem algum conhecimento do framework do Android e da linguagem Kotlin e que buscam evoluir para um nível mais avançado de conhecimento. O curso é focado em como implementar uma arquitetura boa, boas práticas de programação e testes.

Você precisar de um computador que seja capaz de rodar o Android Studio e um dispositivo Android virtual, que pode ser criado pelo próprio Android Studio. Antes de adquirir o curso, verifique os requisitos mínimos de hardware para rodar o Android Studio aqui: https://developer.android.com/studio, na seção de requisitos de sistema.

Você terá acesso para assistir as aulas já gravadas do curso e de novas aulas que forem adicionadas quantas vezes você quiser, pelo período de 1 ano.

Sim! São  mais de 200 aulas gravadas divididas em 12 módulos.

O CAMP será constantemente atualizado e novas aulas serão criadas conforme a necessidade e as sugestões dos alunos.

Sim! Pela própria área de membros da plataforma você poderá enviar suas dúvidas. Após os 7 dias da garantia, você também terá acesso à comunidade exclusiva de alunos no Discord.

Se dentro de 7 dias corridos após a comprovação da sua compra você não estiver satisfeito com o curso, basta solicitar o reembolso pela própria plataforma e devolveremos seu dinheiro. Isso mostra o quanto nós confiamos no nosso produto.

Após a confirmação do seu pagamento, você receberá seus dados de acesso diretamente no seu e-mail, o mesmo que você utilizou para se inscrever no curso.

© Douglas Motta | CAMP – Curso Android Moderno e Profissional | Todos os direitos reservados.